domingo, 5 de fevereiro de 2012

J. K. Rowling (Joanne Kathleen Rowling)

J. K. Rowling
(Joanne Kathleen Rowling)

Bom nada mais justo do que falar um pouco da autora de Harry Potter.


Conhecida como J.K. (Yate, 31 de julho de 165), é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros de muitos sucessos Harry Potter, e de outros três pequenos livros relacionados a Harry Potter. Desde pequena Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros e O Cavalinho Branco. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade de tornar-se escritora.
Famosa por escrever em bares, ela enfrentou muitas dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora. Depois de enfrentar as dificuldades ela contribui em instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e pobreza.
Ela cursou Língua e Literatura Francesa na Universidade de Exeter, ao invés do curso de Língua Inglesa que pretendia fazer. Voltando a Inglaterra, começou a trabalhar na Anistia Internacional em Londres, como secretaria bilíngüe e investigadora.  Persistente em concretizar seu sonho de escrever, deixou o cargo e foi para Portugal no ano de 1991.
Logo ela deu inicio a sua trajetória literária, o primeiro Harry Potter só foi concluído depois que ela se divorciou do marido, o português Jorge Arantes, e seguiu com sua primogênita para a Escócia.
Assim que foi lançado o filme do primeiro filme veio um sucesso imediato, fazendo com que a autora antecipasse a entrega do segundo livro para que ele possa ser depois lançado em filme.
Hoje ela é a escritora mais rica e poderosa do Planeta, e pode assim converter sua fortuna no auxilio a luta contra enfermidades, a desigualdade e a miséria do mundo. Sua obra já foi traduzida em sessenta e quatro idiomas, e a revista Forbes a considerou, em 2001, a primeira criadora literária a conquistar bilhões de dólares com esta atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário